segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2.7 REGISTRO DIGITAL DA EXPERIENCIA

Atividade 2.7 Registro Digital da Experiência

Descrição do Projeto Planejando uma atividade com hipertexto

O objetivo do projeto é utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares, que foi realizado em sete etapas distintas: 1ª etapa: Conversa inicial com os alunos do 3º ano, sobre o desenvolvimento da atividade e o acesso a internet, divisão da turma em (05) grupos;2ª etapa: Pesquisa propriamente dita;3ª etapa: Confecção dos materiais;4ª etapa: Socialização dos dados pesquisados;5ª etapa: Professores cursistas digitar e postar as produções dos alunos nos seus blogs e divulgá-lo;6ª etapa: Os alunos deverão ler e comentar nos blogs dos professores cursistas as produções da turma; 7ª etapa: Para finalizar discutir em sala de aula os seguintes itens:
o Dificuldades ou facilidades para realizar a atividade;

o Como a internet pode contribuir para a vida escolar;

o Quais as percepções em navegar por textos;

o O que acham que pode ser melhorado na escola através do uso da internet.

O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio com a participação de 19 alunos, sendo na disciplina de biologia e com a duração de 2 aulas (120 minutos), participaram da atividade três professores Gladir (titular da disciplina) que conduziu os trabalhos, professoras Nazaré e Cleide que participaram orientando no laboratório de informática, registrando o desenvolvimento da turma e o registro digital (fotos e filmagens).

Os resultados obtidos foram satisfatórios já que houve o envolvimento de todos os alunos presentes, as apresentações foram satisfatórias apesar do pouco tempo para assimilação do conteúdo, mas os objetivos pretendidos foram atingidos.

Praticamente todos os alunos gostaram por ser uma aula diferente, onde eles puderam usar a criatividade para construir o aprendizado. Enfatizaram ainda que aulas utilizando o laboratório de informática é bem mais prazerosa do que no método tradicional em sala de aula, podendo visualizar o que na maioria das vezes é apenas explicado.

Houve apenas um ponto negativo ressaltado pelos alunos, é que o laboratório tem um número reduzido de computadores.

Apresentação dos trabalhos dos alunos

Grupo 1 Alunos Ariane, Weliton, Alice Lorayne e Antonia.

Tema: O Ciclo da água

A água da terra que constitui a hidrosfera distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera.

O ciclo a água é composto por grande e pequeno ciclo. O grande ciclo é o processo pelos quais os seres vivos são responsáveis; o pequeno ciclo é o processo no qual a água passa ao solo pela atmosfera;

Da superfície para a atmosfera, através do calor do sol ela evapora e passa do estado líquido para o gasoso, processa-se através da evaporação direta na transpiração das plantas e dos animais.

Pequeno ciclo as plantas tem um papel fundamental, pois elas absorvem grande parte da água e a devolve para atmosfera através da transpiração.

Depois de ir a atmosfera água volta à superfície em forma de chuva granizo ou nuvens. Parte dessa água é devolvida a atmosfera pela evaporação, parte infiltra-se no interior do solo alimentando os solos ou lençóis, o restante corre sobre a superfície em direção as áreas mais baixas alimentando os lagos, oceanos, rios, mares.

Processo:

Precipitação: consiste no vapor da água condensado que cai sob a superfície terrestre.

Infiltração: consiste no fluxo da água da superfície que se infiltra no solo.

Evaporação: é a passagem da água do estado líquido para o gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.

Transpiração: é a forma com que a água existente nos organismos passa para a atmosfera.

Evapotranspiração : e o processo conjunto pela qual a água cai e é absorvida pela planta voltando a atmosfera através da transpiração ou evaporação direta.

Condensação: e a transformação de vapor da água em líquido com a criação de nuvens e nevoeiros.

A água pura (H2O) é um líquido cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio e um de oxigênio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases - como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2) - ocasionando chuvas ácidas.

Grupo 2 alunos Atilaine, Dângela, Eliana, Gecineide

Tema: Ciclo do Carbono

O carbono é o quarto elemento mais abundante no universo, depois do hidrogênio(H) Hélio (He.) e o oxigênio (O). É o pilar da vida como o conhecemos. Existem basicamente duas formas de carbono, um orgânico presente nos organismos vivos e mortos não decompostos e outra inorgânica, presente nas rochas.

Ciclo geológico: Numa escala geológica existe um ciclo entre a crosta terrestre (litosfera) os oceanos (hidrosfera) e a atmosfera.

Ciclo Biológico: O ciclo biológico do carbono é relativamente rápido. Estima-se que a renovação do carbono atmosférico ocorre a cada 20 anos.

Os incêndios naturais são um dos elementos do ciclo rápido que adicionam CO2 para a atmosfera ao consumir biomassa e matéria orgânica e ao provocar a morte de plantas que acabam por se decompor e formar CO2.

Captura do carbono: a biosfera captura mais de 4 milhões de toneladas de carbono por ano dividido por:

• Os oceanos: principal servidor na captura de carbono;

• As florestas (biomassa): funciona como sumidouro de carbono (ele é fixado pela fotossíntese).


Grupo 3 alunos Marivalda, Keila, Leonardo e Pablo.

Tema: Ciclo do Nitrogênio

É o processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos, conhecido como ciclo do nitrogênio. Desta maneira o ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é um dos elementos mais usados pelos seres vivos para produção de moléculas. Complexos necessários ao seu desenvolvimento, tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

O nitrogênio está presente na atmosfera em estado gasoso e, é convertido em formas úteis para outros processos químicos, tais como: amônia (NH3) Nitrato (NO3) e Nitrito (NH2). Essa conversão pode ocorrer através e de vários processos como:

Fixação biológica: onde bactérias têm capacidade de capturar moléculas.

Fixação atmosférica: onde ocorre através de relâmpagos.

Fixação Industrial: é produzido através dos processos industriais.

Concentração de nitratos em água doce: A concentração de derivados de nitrogênio em água doce influencia a qualidade de água e em altos valores pode afetar a saúde pública. Podemos considerar dois tipos de massas de água doce: rios e receptores no sub-solo.

Grupo 4-Alunos Sirlene, Romeline e Sueli

Tema: Ciclo do Oxigênio

Entende-se por ciclo do oxigênio, o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases rodeiam a superfície da terra) a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) a litosfera (a parte sólida exterior da terra).Este ciclo é mantido por processos geológicos, físicos, hidrológicos e biológicos, que movem diferentes elementos de um deposito a outro. O oxigênio molecular (O2) compõe cerca de 20% da atmosfera terrestre. Este oxigênio satisfaz as necessidades de todos os organismos.

O principal fator na produção de oxigênio e a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera.

O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera.

Reservatório de oxigênio: A maior parte de oxigênio existente (99,5%) está concentrada na crosta e manto da litosfera.

Fluxo de oxigênio: A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera. Ela repõe o que é constantemente retirado, principalmente pelo processo de respiração. A fotossíntese transforma o dióxido de carbono (CO2) e água em oxigênio e açúcar.

O oxigênio na atmosfera e nos oceanos

Ozônio: a presença de oxigênio atmosférico originou a formação de ozônio e da camada de ozônio na estratosfera. A camada do ozônio é extremamente importante para a vida moderna, visto que absorve a radiação ultravioleta nociva.

A energia solar absorvida aumenta a temperatura da atmosfera na camada de ozônio, criando uma barreira térmica, que ajuda a manter a atmosfera por baixo, por oposição a escapar para o espaço.

Fósforo: Uma teoria interessante é que o fósforo (P) no oceano ajuda a regular a quantidade de oxigênio atmosférico. O fósforo dissolvido nos oceanos é um nutriente essencial para a fotossíntese nos oceanos e um dos principais fatores limitativos.


Grupo 5 – Alunos Taísa, Valdino, Viviane e Vanessa

Tema: Ciclo do Fósforo

O diagrama mostra a chuva e as rochas como fontes externas de fósforo. O Fósforo está presente como fosfato inorgânico que as plantas usam para produzir compostos orgânicos necessários para a vida.

O fósforo nestes componentes participa da biomassa que regressa a formas inorgânicas mediante os consumidores quando eles usam biomassa como alimento. O fósforo inorgânico liberado se torna parte do depósito de nutrientes no solo. Assim, o fósforo se move em um ciclo. Parte flui para fora do sistema com as águas que saem pela superfície do solo para o lençol freático. O fósforo não tem fase gasosa em seu ciclo.


Conclusão

Aprendemos com o desenvolvimento do projeto que ao utilizarmos os recursos tecnológicos nosso trabalho fica mais dinâmico e produtivo, podemos integrar em nosso planejamento os recursos tecnológicos e utilizá-los com mais freqüência, enriquecendo nossa prática e contribuindo para inserir os alunos na era da informática.



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