sábado, 19 de setembro de 2009

ATIVIDADE 1.1 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

"Quem Sou como professor e aprendiz"


Sou como professora alguém com anseios e dúvidas. Vejo que a cada ano que passa os alunos apresentam comportamentos e atitudes diferenciadas, que chegam a causar-me temores, levando-me a refletir se estou acompanhando essa evolução. Se estou atendendo os anseios da clientela.
Por diversas vezes me questiono, será que a escola e o professor estão atendendo as expectativas dos alunos? Será que a escola de hoje não está preza aos moldes das concepções anteriores? Mais preocupada em transmitir conteúdos prontos do quê levar o aluno a pensar, refletir, sugerir? Será que há educadores que realmente consideram a opinião de seus alunos ou simplesmente deixam eles expor suas opiniões e não as levam em consideração, num faz de conta? Bem, na verdade sei que há professores que pecam neste sentido, fato que com certeza devemos repensar e reavaliar nossa prática.
Eu como educadora aprendo bastante com meus alunos, ouvindo sempre o que eles tem a acrescentar de novo e o que esperam do mundo, da escola e de mim como educador. Procuro interagir com eles como formar de crescimento pessoal e profissional, buscando respeitar suas idéias e interesses, porém tomando o cuidado de não fugir das metas e objetivos propostos.
Um dos pontos bastante visíveis na clientela atual são problemas decorrentes da reestrutura familiar, o que acarreta em problemas emocionais, de comportamento e interferem na aprendizagem dos mesmos. E a escola nem sempre está preparada ou estruturada para resolver estes problemas e desta forma nem sempre o educando recebe a assistência que precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário