sábado, 19 de setembro de 2009

ATIVIDADE 1.5 FICHAMENTO

FICHAMENTO


-NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor

-ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS: geografia; meio ambiente, reaproveitamento dos recursos naturais.

Ao analisar a aula do professor NILTON GOULART DE SOUSA com o tema conservando o meio ambiente, desenvolvido para as séries iniciais do ensino fundamental, componente curricular geografia, foi possível constarar que o professor preocupou-se em atender vários espectos do tema, iniciando pelo conhecimento prévio do aluno, partindo da realidade em que está inserido para então aprofundar mais os conhecimentos.

O professor preocupou-se também em desenvolver a consciência cidadã dos alunos, quando trabalha a questão da exploração consciente do ambiente, evitando desperdícios e também incentivando o reaproveitamento dos produtos.

Bastante dinâmica a aula do professor que utiliza vídeos enviados pelo MEC da série “De onde Vem”, que já utilizei e acho bastante interessante para as séries iniciais. O professor sugere materiais concretos como quebra-cabeças.

Achei a aula bastante interessante, com diversos recursos onde as crianças irão aprender de forma lúdica, essencial para a melhor assimilação dos conteúdos nessa faixa etária. Uma observação que quero deixar registrada é em relação o tempo estipulado para a aula: 50 minutos, o que considero insuficiente já que o tema é bastante abrangente é que poderá ser explorado em mais algumas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário