sábado, 19 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2.2B O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCÊ E OUTROS AUTORES

O que é hipertexto?


Atribui-se o início da história do hipertexto a dois personagens, vastamente citados nos textos que tratam, de alguma maneira, da história das NTIC: Vannevar Bush eTheodore Nelson. Cada qual, à sua maneira, contribuiu para a criação deste objeto ou modelo que, em algumas décadas, ganhou o espaço de objeto de estudo nos meios acadêmicos e entrou nas casas das pessoas, mesmo que elas não saibam que o “texto” ou o “ambiente” em que os usuários navegam pode ter esse nome... o nome hipertexto teria sido cunhado para batizar um sistema mecânico em que as informações se ligassem por meio de links navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessáveis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chelsea_(Massachusetts)

Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras,
páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que
podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em
uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo
reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode
ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.
(LÉVY, 1993, p. 33)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura


No Brasil, pesquisadores da Comunicação Social fazem descrições do que se quer reconhecer como hipertexto: 1. os blocos de textos 2. ligados por links 3. em meio digital. Essa fórmula sustentaria uma “dinâmica” particular de funcionamento do hipertexto no que diz respeito à organização das informações (escrita) e ao acesso a elas (leitura)” (Mielniczuk e Palácios, 2002, p. 133).

Muitos pesquisadores defendem uma diferença fundamental entre texto e hipertexto, sob o critério da linearidade. Outro critério é, e de forma fundamental, dada pelo meio em que esses blocos de texto interligados existem, ambiente digital ou não. Ao contrário do texto em papel, o texto em tela não é guardado de forma física, a não ser que seja impresso. Enquanto é documento digital... está onde o leitor estiver...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online

Bem, segundo os autores citados e ao meu entendimento é que hipertexto é um sistema interligados por vários mecanismos, onde é possível navegar de forma sistemática, com acesso a várias informações disponíveis sobre uma imensidão de assuntos de forma organizada. Uma das grandes vantagens dos hipertextos é estar disponíveis a um clic do internauta, que poderá beneficiar-se das informações nele contidas sem ser necessário deslocar-se a outro local , no caso as bibliotecas, e adquirir as informações necessárias de uma forma rápida e prática.

http://cleidevacaro40.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário