terça-feira, 17 de novembro de 2009

ATIVIDADE 4-6 “RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO”

As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6º ano, que após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto, foram divididos em grupos para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização da pesquisa sobre Os negros que fizeram ou fazem a História do nosso país. Com o intuito de incentivá-los a aprofundarem a pesquisa íamos citando nomes de famosos, relatando algo sobre os mesmos A atitude dos alunos em relação o trabalho foi bastante gratificante, já verificamos empenho e interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram o uso do computador e a internet como fonte de pesquisa.

ATIVIDADE 4-5 PROJETOS DE TRABALHOS

Autor: Cleide Terezinha Vacaro Instituição: Escola Bandeirantes
Co-autores: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Estrutura Curricular: Pluralismo Cultural
Tipo de Pesquisa: Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final regular
Componente curricular: Cultural Afro Brasileira
Tema: Negros na História.
Dados da aula: O aluno irá pesquisar e conhecer a história do negro no Brasil e reconhecer que mesmo no meio de tanto preconceito e exploração há negros que fizeram história e que são reconhecidos pelos seus feitos.
Duração das atividades: 04 aulas
Conhecimentos prévios: Ter conhecimentos prévios do negro na história do Brasil e ter noções básicas de informática e/ou auxílio do professor.
Estratégia e recursos da aula: Explanação das atividades propostas e dos objetivos da aula, dividir a turma em grupos, distribuição do tempo para cada atividade, proporcionar acesso a internet e informar saits para pesquisa, organização das produções e explanação das informações pelos alunos.
Recursos educacionais adicionais na aula: Internet, papel craft, gravuras, pincel atômico, fita adesiva, etc.
Avaliação: A avaliação de seu pela observação do empenho individual e coletivo de cada aluno e pelas produções e socialização das informações.

ATIVIDADE 4_4 EXPERIENCIA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO

Síntese dos Grupos:
Grupo 1
1-Disciplina envolvida: língua Portuguesa
2-Atividade envolvida: Produção de texto
3-Objetivos das atividades: Abrir novos horizontes na escolha de uma profissão.
4-Conteúdos trabalhados: teste vocacional, mercado de trabalho, profissões.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: mais segurança na escolha de uma profissão.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão mais segura.

Grupo 2
1-Disciplina envolvida: matemática
2-Atividade envolvida: desenvolver habilidades.
3-Objetivos das atividades: calcular áreas de figuras planas.
4-Conteúdos trabalhados: operações básicas, unidades e medidas.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: rever conteúdos anteriores
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa favorece o conhecimento
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro da pesquisa como forma de assimilação dos conhecimentos.

Grupo 3
1-Disciplina envolvida: Língua portuguesa e história
2-Atividade envolvida: produção de texto, leitura verbal e não verbal.
3-Objetivos das atividades: Língua portuguesa é rica e variada, usamos no cotidiano vários tipos de linguagens.
4-Conteúdos trabalhados: leitura verbal e não verbal.
5-Tecnologias utilizadas: internet e DVD
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas linguagens
8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.

Grupo 4
1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa, artes e ciências.
2-Atividade envolvida: leitura, interpretação, produção de texto e uso do dicionário.
3-Objetivos das atividades: desenvolver o gosto e prazer na leitura.
4-Conteúdos trabalhados: Texto oral e dramatizado, ciclo de vida da borboleta.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 4 aulas
7-Conhecimentos adquiridos:
8-Atitudes que os alunos aprenderam:
9-Procedimentos que os alunos aprenderam

Grupo 5
1-Disciplina envolvida: Biologia
2-Atividade envolvida: Desenvolver habilidades de utilizar a internet na busca de conceitos científicos.
3-Objetivos das atividades: Utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares.
4-Conteúdos trabalhados: Produção de conceitos sobre o tema Ciclos Biogeoquímicos.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: Energia e Matéria nos Ecossistemas/ciclos biogeoquímicos.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: ter a pesquisa e a internet como suporte nas atividades escolares.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.

ATIVIDADE 4-3 SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS

A experiência de trabalharmos com projetos foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, o conteúdo trabalhado foi Ciclos Biogeoquímicos, que fazem parte do currículo escolar da série.
No primeiro momento foi passado aos alunos o objetivo do projeto a ser desenvolvido, sua duração e metodologia a ser utilizada, iniciando pela divisão da turma em grupos.
Os grupos já definidos tiveram acesso à internet para pesquisar as informações solicitadas, a partir daí fizeram produções e exposição dos conceitos levantados. Podemos observar que a grande maioria se empenhou na realização das atividades propostas, surtindo um interesse significativo devido os mesmos ter saído da monotonia da sala de aula e do livro didático, tendo a seu alcance um recurso que possibilita a expansão e motivação dos conhecimentos e conseqüentemente a busca pelo aprendizado.

ATIVIDADE 4-2 “POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS”

Facilitar o armazenamento de conteúdos, propicia melhor visualização da matéria e com isso melhor entendimento dos alunos, despertando maior interesse pelas aulas melhorando o aprendizado. Desperta no aluno o interesse pelo novo, pela pesquisa e, portanto leva o educando a buscar seu aprendizado.