As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6º ano, que após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto, foram divididos em grupos para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização da pesquisa sobre Os negros que fizeram ou fazem a História do nosso país. Com o intuito de incentivá-los a aprofundarem a pesquisa íamos citando nomes de famosos, relatando algo sobre os mesmos A atitude dos alunos em relação o trabalho foi bastante gratificante, já verificamos empenho e interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram o uso do computador e a internet como fonte de pesquisa.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
ATIVIDADE 4-5 PROJETOS DE TRABALHOS
Autor: Cleide Terezinha Vacaro Instituição: Escola Bandeirantes
Co-autores: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Estrutura Curricular: Pluralismo Cultural
Tipo de Pesquisa: Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final regular
Componente curricular: Cultural Afro Brasileira
Tema: Negros na História.
Dados da aula: O aluno irá pesquisar e conhecer a história do negro no Brasil e reconhecer que mesmo no meio de tanto preconceito e exploração há negros que fizeram história e que são reconhecidos pelos seus feitos.
Duração das atividades: 04 aulas
Conhecimentos prévios: Ter conhecimentos prévios do negro na história do Brasil e ter noções básicas de informática e/ou auxílio do professor.
Estratégia e recursos da aula: Explanação das atividades propostas e dos objetivos da aula, dividir a turma em grupos, distribuição do tempo para cada atividade, proporcionar acesso a internet e informar saits para pesquisa, organização das produções e explanação das informações pelos alunos.
Recursos educacionais adicionais na aula: Internet, papel craft, gravuras, pincel atômico, fita adesiva, etc.
Avaliação: A avaliação de seu pela observação do empenho individual e coletivo de cada aluno e pelas produções e socialização das informações.
Co-autores: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Estrutura Curricular: Pluralismo Cultural
Tipo de Pesquisa: Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final regular
Componente curricular: Cultural Afro Brasileira
Tema: Negros na História.
Dados da aula: O aluno irá pesquisar e conhecer a história do negro no Brasil e reconhecer que mesmo no meio de tanto preconceito e exploração há negros que fizeram história e que são reconhecidos pelos seus feitos.
Duração das atividades: 04 aulas
Conhecimentos prévios: Ter conhecimentos prévios do negro na história do Brasil e ter noções básicas de informática e/ou auxílio do professor.
Estratégia e recursos da aula: Explanação das atividades propostas e dos objetivos da aula, dividir a turma em grupos, distribuição do tempo para cada atividade, proporcionar acesso a internet e informar saits para pesquisa, organização das produções e explanação das informações pelos alunos.
Recursos educacionais adicionais na aula: Internet, papel craft, gravuras, pincel atômico, fita adesiva, etc.
Avaliação: A avaliação de seu pela observação do empenho individual e coletivo de cada aluno e pelas produções e socialização das informações.
ATIVIDADE 4_4 EXPERIENCIA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO
Síntese dos Grupos:
Grupo 1
1-Disciplina envolvida: língua Portuguesa
2-Atividade envolvida: Produção de texto
3-Objetivos das atividades: Abrir novos horizontes na escolha de uma profissão.
4-Conteúdos trabalhados: teste vocacional, mercado de trabalho, profissões.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: mais segurança na escolha de uma profissão.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão mais segura.
Grupo 2
1-Disciplina envolvida: matemática
2-Atividade envolvida: desenvolver habilidades.
3-Objetivos das atividades: calcular áreas de figuras planas.
4-Conteúdos trabalhados: operações básicas, unidades e medidas.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: rever conteúdos anteriores
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa favorece o conhecimento
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro da pesquisa como forma de assimilação dos conhecimentos.
Grupo 3
1-Disciplina envolvida: Língua portuguesa e história
2-Atividade envolvida: produção de texto, leitura verbal e não verbal.
3-Objetivos das atividades: Língua portuguesa é rica e variada, usamos no cotidiano vários tipos de linguagens.
4-Conteúdos trabalhados: leitura verbal e não verbal.
5-Tecnologias utilizadas: internet e DVD
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas linguagens
8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.
Grupo 4
1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa, artes e ciências.
2-Atividade envolvida: leitura, interpretação, produção de texto e uso do dicionário.
3-Objetivos das atividades: desenvolver o gosto e prazer na leitura.
4-Conteúdos trabalhados: Texto oral e dramatizado, ciclo de vida da borboleta.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 4 aulas
7-Conhecimentos adquiridos:
8-Atitudes que os alunos aprenderam:
9-Procedimentos que os alunos aprenderam
Grupo 5
1-Disciplina envolvida: Biologia
2-Atividade envolvida: Desenvolver habilidades de utilizar a internet na busca de conceitos científicos.
3-Objetivos das atividades: Utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares.
4-Conteúdos trabalhados: Produção de conceitos sobre o tema Ciclos Biogeoquímicos.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: Energia e Matéria nos Ecossistemas/ciclos biogeoquímicos.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: ter a pesquisa e a internet como suporte nas atividades escolares.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.
Grupo 1
1-Disciplina envolvida: língua Portuguesa
2-Atividade envolvida: Produção de texto
3-Objetivos das atividades: Abrir novos horizontes na escolha de uma profissão.
4-Conteúdos trabalhados: teste vocacional, mercado de trabalho, profissões.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: mais segurança na escolha de uma profissão.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa é um recurso útil para o ensino e para a vida.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: pesquisar, refletir e tomar decisão mais segura.
Grupo 2
1-Disciplina envolvida: matemática
2-Atividade envolvida: desenvolver habilidades.
3-Objetivos das atividades: calcular áreas de figuras planas.
4-Conteúdos trabalhados: operações básicas, unidades e medidas.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: rever conteúdos anteriores
8-Atitudes que os alunos aprenderam: que a pesquisa favorece o conhecimento
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: fazer o registro da pesquisa como forma de assimilação dos conhecimentos.
Grupo 3
1-Disciplina envolvida: Língua portuguesa e história
2-Atividade envolvida: produção de texto, leitura verbal e não verbal.
3-Objetivos das atividades: Língua portuguesa é rica e variada, usamos no cotidiano vários tipos de linguagens.
4-Conteúdos trabalhados: leitura verbal e não verbal.
5-Tecnologias utilizadas: internet e DVD
6-Duração da atividade: 3 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: uso de diversas linguagens
8-Atitudes que os alunos aprenderam: empenho e curiosidade na realização da atividade.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: interesse na pesquisa e entusiasmo na socialização.
Grupo 4
1-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa, artes e ciências.
2-Atividade envolvida: leitura, interpretação, produção de texto e uso do dicionário.
3-Objetivos das atividades: desenvolver o gosto e prazer na leitura.
4-Conteúdos trabalhados: Texto oral e dramatizado, ciclo de vida da borboleta.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 4 aulas
7-Conhecimentos adquiridos:
8-Atitudes que os alunos aprenderam:
9-Procedimentos que os alunos aprenderam
Grupo 5
1-Disciplina envolvida: Biologia
2-Atividade envolvida: Desenvolver habilidades de utilizar a internet na busca de conceitos científicos.
3-Objetivos das atividades: Utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares.
4-Conteúdos trabalhados: Produção de conceitos sobre o tema Ciclos Biogeoquímicos.
5-Tecnologias utilizadas: internet
6-Duração da atividade: 2 aulas
7-Conhecimentos adquiridos: Energia e Matéria nos Ecossistemas/ciclos biogeoquímicos.
8-Atitudes que os alunos aprenderam: ter a pesquisa e a internet como suporte nas atividades escolares.
9-Procedimentos que os alunos aprenderam: importância da pesquisa para a consolidação dos conhecimentos.
ATIVIDADE 4-3 SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS
A experiência de trabalharmos com projetos foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, o conteúdo trabalhado foi Ciclos Biogeoquímicos, que fazem parte do currículo escolar da série.
No primeiro momento foi passado aos alunos o objetivo do projeto a ser desenvolvido, sua duração e metodologia a ser utilizada, iniciando pela divisão da turma em grupos.
Os grupos já definidos tiveram acesso à internet para pesquisar as informações solicitadas, a partir daí fizeram produções e exposição dos conceitos levantados. Podemos observar que a grande maioria se empenhou na realização das atividades propostas, surtindo um interesse significativo devido os mesmos ter saído da monotonia da sala de aula e do livro didático, tendo a seu alcance um recurso que possibilita a expansão e motivação dos conhecimentos e conseqüentemente a busca pelo aprendizado.
No primeiro momento foi passado aos alunos o objetivo do projeto a ser desenvolvido, sua duração e metodologia a ser utilizada, iniciando pela divisão da turma em grupos.
Os grupos já definidos tiveram acesso à internet para pesquisar as informações solicitadas, a partir daí fizeram produções e exposição dos conceitos levantados. Podemos observar que a grande maioria se empenhou na realização das atividades propostas, surtindo um interesse significativo devido os mesmos ter saído da monotonia da sala de aula e do livro didático, tendo a seu alcance um recurso que possibilita a expansão e motivação dos conhecimentos e conseqüentemente a busca pelo aprendizado.
ATIVIDADE 4-2 “POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS”
Facilitar o armazenamento de conteúdos, propicia melhor visualização da matéria e com isso melhor entendimento dos alunos, despertando maior interesse pelas aulas melhorando o aprendizado. Desperta no aluno o interesse pelo novo, pela pesquisa e, portanto leva o educando a buscar seu aprendizado.
Assinar:
Postagens (Atom)