sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ATIVIDADE 3_5 pLANEJANDO ATIVIDADE COM MIDIA DIGITAL

Planejando uma atividade usando mídias digitais
Registro digital da aula.
Título:
Fisiologia humana: digestão e circulação
Nível de ensino: Ensino médio -2° Ano “A”
Componente curricular: Biologia
Tipo de recurso: laboratório de informática
Nº de alunos: 20
Relatos da aula
Inicialmente dividiu-se os alunos em 4 grupos de 5 componentes, estes deveriam pesquisar temas relacionados ao assunto, para posterior socialização em forma de seminário.
Usou-se o Laboratório de informática para que os alunos pudessem pesquisar no site pré-selecionado. Onde os educandos pesquisaram sobre seus temas estabelecidos por sorteio.

http://www.wikipédia.com/

http://www.sobiologia.com.br/

Após o término da pesquisa os grupos tiveram um tempo para preparar as apresentações de seus temas. Utilizou-se papel craft e cartolina para expor suas conclusões.

Relatos dos alunos
Praticamente todos os alunos gostaram de usar o laboratório de informática, por ser diferente do livro, conter mais informações, poder visualizar imagens e vídeos, sendo que estes chamam mais a atenção dos mesmos. “... gostei, porque mostra muito mais coisas do que o livro são mais explicadas, eu acho que os professores deveriam usar esses métodos com os alunos, pois estudar pela internet é melhor.” (Fabiana).
“... a informática ajuda os alunos a encontrar mais informações que não estão nos livros, tirar duvidas e encontrar soluções...”. (Isaías).
“... muito bacana a gente usar a internet para estudar biologia, porque aprendemos mais...” ( Michele)”

ATIVIDADE 3_4 SLAID

ATIVIDADE 3_3 COMPARTILHAR DESCOBERTAS

3.3 Compartilhar descobertas
http://www.youtube.com/watch?v=SOlfDYyDfhk&feature=related

Nível de Ensino: Ensino Médio
Modalidade: Ensino Regular
Componente Curricular: Filosofia, Sociologia, Português
Tema: Racismo
Ano: 1º
Tipo de Recursos: Vídeo – Racismo Não e Comerciais Racistas pesquisados na internet

http://www.portaldoprofessor.mec/

Nível de Ensino: Fundamental Final
Modalidade: Regular
Componente Curricular: Meio Ambiente
Sociedade e meio Ambiente
Tema: Planeta Terra
Tipo de Recurso: Imagem
Comentário: A apresentação do tema Planeta Água é muito importante para ser trabalhado com os alunos, enfoca os problemas que estamos enfrentando com a ameaça de esgotar-s a água potável de planeta, desastres ambientais causados pelos seres humanos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3565, baseado no víde

http://www.youtube.com/watch?v=LIHnF3vA5Z8&feature=relateD

Nível de Ensino: Fundamental Final
Modalidade: Ensino Regular
Componente Curricular: Ciências Naturais, Meio Ambiente, Artes, Língua Portuguesa
Tema: Manejo e Conservação Ambiental
Ano: 6º
Tipo de Recurso: internet, computadores, cartolinas, pincéis atômicos, réguas, lápis, borracha, hidrocor, cadernos.

http://www.inf.ufrgs.br/~mrteixeira/Chavedico/insetos.txt
http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm

Componente curricular: ciências
Nível: Ensino Fundamental
Tema: Ser Humano e Saúde
Doenças Transmitidas por pernilongos:
• Malária
• Febre amarela
• Dengue

http://www.sobiologia.com.br/.
http://wikipedia.com/

Tema: Fisiologia Humana, Digestão e circulação.
Nível de ensino: Médio. Segundo ano.
Componente curricular: Biologia
Tipo de recurso: Imagem.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ATIVIDADE 3.2 NAVEGANDO POR VIDEOS

PLANETA TERRA DESCRIÇÃO: Este vídeo traz belas imagens do planeta Terra, focando na sua importância para a continuidade da vida e, na seqüência, todos os desastres ambientais causados pelo ser humano com a emissão de gases poluentes e a grande frota de carros. Também foca na morte dos animais com o derretimento das calotas polares
COMENTÁRIO:
Essa apresentação do vídeo Planeta Água é um recurso muito bom para ser usado em uma aula, ele é completo em relação aos problemas que estamos enfrentando com a pouca água disponível e a ameaça desse recurso natural, (a água).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

EDUCAÇÃO FISICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (esporte na escola)
Descrição: Programa da Série Esporte na Escola que fala da Educação ambiental e seu objetivo de lutar pela preservação do planeta para melhorar o ambiente em que se vive. O esporte é um grande facilitador para o aluno, já que permite conhecer e refletir sobre a importância do respeito à natureza. Entrevista com Lars Grael, velejador, campeão e medalhista olímpico. Retrata a vela como um esporte em contato direto com a natureza. Aborda também a necessidade de conscientizar o jovem sobre o ecossistema e suas ações para preservar o mundo em que se vive. Além de destacar a importância da proximidade da escola com a conscientização de preservação à natureza. Mostra atividade Caça ao Tesouro para introduzir conceitos de ecologia e relaciona o esporte com a natureza
Comentário: Bastante interessante a idéia de juntar o esporte com o meio ambiente, porque é mais interessante para o aluno trabalhar motivado. E o esporte é um dos meios mais eficazes de se motivar o aluno e juntando a um tema interessante e importante como é o meio ambiente será alcançado o objetivo da aula com mais competência.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

IDENTIDADES EM TRÃNSITO
DESCRIÇÃO: Identidades em Trânsito trata das experiências de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados no Brasil. O filme aborda a saída, a chegada, adaptação no Brasil, e o retorno desses estudantes aos seus países de origem.
Comentário: Pelo relato dos estudantes a imagem que eles tinham do Brasil era de um país fantástico de lindas paisagens, lindas praias, matas em abundância, onde o pobre vivia bem, ao chegar aqui se deparam com os inúmeros problemas como à falta de segurança, de saúde, a violência, a sujeira etc.
http://www.portacurtas.com.br/

ATIVIDADE 3.1 ENTREVISTA LUCAS CIAVATTA

Ao assistir a entrevista do professor Lucas Ciavatta, verifica-se como é importante utilizar a expressão, o ritmo corporal na aprendizagem e que no trabalho coletivo esse ritmo pode ser ampliado para o crescimento do grupo, pois se cada indivíduo esforçar-se para atingir um ritmo harmonioso isso fará com que todo o coletivo cresça. Quando há colaboração entre os sujeitos, o trabalho torna-se mais criativo e o sujeito torna-se mais disciplinado, pois sua atitude/ação pode refletir no outro.
Bastante interessante navegar nos saites, como:portal do professor, opassso,e com destaque o portacurtas que gostei muito devido a diversidades de documentários brasileiros disponíveis.