segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SLAID DA AULA TRABALHO DOS ALUNOS

ATIVIDADE 2.7 REGISTRO DIGITAL DA EXPERIENCIA

Atividade 2.7 Registro Digital da Experiência

Descrição do Projeto Planejando uma atividade com hipertexto

O objetivo do projeto é utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares, que foi realizado em sete etapas distintas: 1ª etapa: Conversa inicial com os alunos do 3º ano, sobre o desenvolvimento da atividade e o acesso a internet, divisão da turma em (05) grupos;2ª etapa: Pesquisa propriamente dita;3ª etapa: Confecção dos materiais;4ª etapa: Socialização dos dados pesquisados;5ª etapa: Professores cursistas digitar e postar as produções dos alunos nos seus blogs e divulgá-lo;6ª etapa: Os alunos deverão ler e comentar nos blogs dos professores cursistas as produções da turma; 7ª etapa: Para finalizar discutir em sala de aula os seguintes itens:
o Dificuldades ou facilidades para realizar a atividade;

o Como a internet pode contribuir para a vida escolar;

o Quais as percepções em navegar por textos;

o O que acham que pode ser melhorado na escola através do uso da internet.

O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio com a participação de 19 alunos, sendo na disciplina de biologia e com a duração de 2 aulas (120 minutos), participaram da atividade três professores Gladir (titular da disciplina) que conduziu os trabalhos, professoras Nazaré e Cleide que participaram orientando no laboratório de informática, registrando o desenvolvimento da turma e o registro digital (fotos e filmagens).

Os resultados obtidos foram satisfatórios já que houve o envolvimento de todos os alunos presentes, as apresentações foram satisfatórias apesar do pouco tempo para assimilação do conteúdo, mas os objetivos pretendidos foram atingidos.

Praticamente todos os alunos gostaram por ser uma aula diferente, onde eles puderam usar a criatividade para construir o aprendizado. Enfatizaram ainda que aulas utilizando o laboratório de informática é bem mais prazerosa do que no método tradicional em sala de aula, podendo visualizar o que na maioria das vezes é apenas explicado.

Houve apenas um ponto negativo ressaltado pelos alunos, é que o laboratório tem um número reduzido de computadores.

Apresentação dos trabalhos dos alunos

Grupo 1 Alunos Ariane, Weliton, Alice Lorayne e Antonia.

Tema: O Ciclo da água

A água da terra que constitui a hidrosfera distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera.

O ciclo a água é composto por grande e pequeno ciclo. O grande ciclo é o processo pelos quais os seres vivos são responsáveis; o pequeno ciclo é o processo no qual a água passa ao solo pela atmosfera;

Da superfície para a atmosfera, através do calor do sol ela evapora e passa do estado líquido para o gasoso, processa-se através da evaporação direta na transpiração das plantas e dos animais.

Pequeno ciclo as plantas tem um papel fundamental, pois elas absorvem grande parte da água e a devolve para atmosfera através da transpiração.

Depois de ir a atmosfera água volta à superfície em forma de chuva granizo ou nuvens. Parte dessa água é devolvida a atmosfera pela evaporação, parte infiltra-se no interior do solo alimentando os solos ou lençóis, o restante corre sobre a superfície em direção as áreas mais baixas alimentando os lagos, oceanos, rios, mares.

Processo:

Precipitação: consiste no vapor da água condensado que cai sob a superfície terrestre.

Infiltração: consiste no fluxo da água da superfície que se infiltra no solo.

Evaporação: é a passagem da água do estado líquido para o gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.

Transpiração: é a forma com que a água existente nos organismos passa para a atmosfera.

Evapotranspiração : e o processo conjunto pela qual a água cai e é absorvida pela planta voltando a atmosfera através da transpiração ou evaporação direta.

Condensação: e a transformação de vapor da água em líquido com a criação de nuvens e nevoeiros.

A água pura (H2O) é um líquido cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio e um de oxigênio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases - como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2) - ocasionando chuvas ácidas.

Grupo 2 alunos Atilaine, Dângela, Eliana, Gecineide

Tema: Ciclo do Carbono

O carbono é o quarto elemento mais abundante no universo, depois do hidrogênio(H) Hélio (He.) e o oxigênio (O). É o pilar da vida como o conhecemos. Existem basicamente duas formas de carbono, um orgânico presente nos organismos vivos e mortos não decompostos e outra inorgânica, presente nas rochas.

Ciclo geológico: Numa escala geológica existe um ciclo entre a crosta terrestre (litosfera) os oceanos (hidrosfera) e a atmosfera.

Ciclo Biológico: O ciclo biológico do carbono é relativamente rápido. Estima-se que a renovação do carbono atmosférico ocorre a cada 20 anos.

Os incêndios naturais são um dos elementos do ciclo rápido que adicionam CO2 para a atmosfera ao consumir biomassa e matéria orgânica e ao provocar a morte de plantas que acabam por se decompor e formar CO2.

Captura do carbono: a biosfera captura mais de 4 milhões de toneladas de carbono por ano dividido por:

• Os oceanos: principal servidor na captura de carbono;

• As florestas (biomassa): funciona como sumidouro de carbono (ele é fixado pela fotossíntese).


Grupo 3 alunos Marivalda, Keila, Leonardo e Pablo.

Tema: Ciclo do Nitrogênio

É o processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos, conhecido como ciclo do nitrogênio. Desta maneira o ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é um dos elementos mais usados pelos seres vivos para produção de moléculas. Complexos necessários ao seu desenvolvimento, tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

O nitrogênio está presente na atmosfera em estado gasoso e, é convertido em formas úteis para outros processos químicos, tais como: amônia (NH3) Nitrato (NO3) e Nitrito (NH2). Essa conversão pode ocorrer através e de vários processos como:

Fixação biológica: onde bactérias têm capacidade de capturar moléculas.

Fixação atmosférica: onde ocorre através de relâmpagos.

Fixação Industrial: é produzido através dos processos industriais.

Concentração de nitratos em água doce: A concentração de derivados de nitrogênio em água doce influencia a qualidade de água e em altos valores pode afetar a saúde pública. Podemos considerar dois tipos de massas de água doce: rios e receptores no sub-solo.

Grupo 4-Alunos Sirlene, Romeline e Sueli

Tema: Ciclo do Oxigênio

Entende-se por ciclo do oxigênio, o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases rodeiam a superfície da terra) a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) a litosfera (a parte sólida exterior da terra).Este ciclo é mantido por processos geológicos, físicos, hidrológicos e biológicos, que movem diferentes elementos de um deposito a outro. O oxigênio molecular (O2) compõe cerca de 20% da atmosfera terrestre. Este oxigênio satisfaz as necessidades de todos os organismos.

O principal fator na produção de oxigênio e a fotossíntese, que regula a relação gás carbônico/gás oxigênio na atmosfera.

O oxigênio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos e o segundo na atmosfera.

Reservatório de oxigênio: A maior parte de oxigênio existente (99,5%) está concentrada na crosta e manto da litosfera.

Fluxo de oxigênio: A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera. Ela repõe o que é constantemente retirado, principalmente pelo processo de respiração. A fotossíntese transforma o dióxido de carbono (CO2) e água em oxigênio e açúcar.

O oxigênio na atmosfera e nos oceanos

Ozônio: a presença de oxigênio atmosférico originou a formação de ozônio e da camada de ozônio na estratosfera. A camada do ozônio é extremamente importante para a vida moderna, visto que absorve a radiação ultravioleta nociva.

A energia solar absorvida aumenta a temperatura da atmosfera na camada de ozônio, criando uma barreira térmica, que ajuda a manter a atmosfera por baixo, por oposição a escapar para o espaço.

Fósforo: Uma teoria interessante é que o fósforo (P) no oceano ajuda a regular a quantidade de oxigênio atmosférico. O fósforo dissolvido nos oceanos é um nutriente essencial para a fotossíntese nos oceanos e um dos principais fatores limitativos.


Grupo 5 – Alunos Taísa, Valdino, Viviane e Vanessa

Tema: Ciclo do Fósforo

O diagrama mostra a chuva e as rochas como fontes externas de fósforo. O Fósforo está presente como fosfato inorgânico que as plantas usam para produzir compostos orgânicos necessários para a vida.

O fósforo nestes componentes participa da biomassa que regressa a formas inorgânicas mediante os consumidores quando eles usam biomassa como alimento. O fósforo inorgânico liberado se torna parte do depósito de nutrientes no solo. Assim, o fósforo se move em um ciclo. Parte flui para fora do sistema com as águas que saem pela superfície do solo para o lençol freático. O fósforo não tem fase gasosa em seu ciclo.


Conclusão

Aprendemos com o desenvolvimento do projeto que ao utilizarmos os recursos tecnológicos nosso trabalho fica mais dinâmico e produtivo, podemos integrar em nosso planejamento os recursos tecnológicos e utilizá-los com mais freqüência, enriquecendo nossa prática e contribuindo para inserir os alunos na era da informática.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2.5 PLANEJANDO ATIVIDADES COM HIPERTEXTO OU INTERNET

 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Disciplina/área curricular: Biologia/Energia e Matéria nos Ecossistemas/ciclos biogeoquímicos.
Ano escolar:3º ano do Ensino Médio
Unidade didática: Sala de informática com internet.
Objetivo: Utilizar os recursos de internet para pesquisa de conteúdos curriculares.
Conteúdo :Produção de conceitos sobre o tema Ciclos Biogeoquimicas.
Competências: Desenvolver habilidades de utilizar a internet na busca de conceitos científicos.
Pré-requesitos:Ter noção básica de internet.
Recursos
Humano: Professores cursando o E-proinfo e alunos do 3º ano da Escola Bandeirantes.
Didático: caderno do aluno, computador com internet, papel grafet e pincel atômico.
Referencias:Wikipédia
Descrição da atividade:
 1ª etapa: Conversa inicial com os alunos do 3º ano, sobre o desenvolvimento da atividade e o acesso a internet, divisão da turma em (05) grupos;
2ª etapa: Pesquisa propriamente dita;
3ª etapa: Confecção dos materiais;
4ª etapa: Socialização dos dados pesquisados;
5ª etapa: Professores cursistas digitar e postar as produções dos alunos nos seus blogs e divulga-lo;
6ª etapa: Os alunos deverão ler e comentar nos blogs dos professores cursistas as produções da turma;
7ª etapa: Para finalizar discutir em sala de aula os seguintes itens:
o Dificuldades ou facilidades para realizar a atividade;
o Como a internet pode contribuir para a vida escolar;
o Quais as percepções em navegar por textos;
o O que acham que pode ser melhorado na escola através do uso da internet.
Professores participantes
- Gladir Zonatto
-Maria de Nazaré Correa Peixoto
-Cleide Terezinha Vacaro

ATIVIDADE 2.3 COMENTÁRIO DO TRABALHO DOS COLEGAS

Ao analisar o trabalho dos colegas gostaria de ressaltar as colocações de alguns colegas, as quais concordo inteiramente:
Professora Ivanice diz que devemos saber aproveitar os recursos tecnológicos a favor do trabalho docente;
Professor Gladir estamos na era digital e devemos estar inseridos nela;
Professora Geuza a internet é muito importante e a humanidade deverá saber utilizá-la.

sábado, 19 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2.2B O QUE É HIPERTEXTO SEGUNDO VOCÊ E OUTROS AUTORES

O que é hipertexto?


Atribui-se o início da história do hipertexto a dois personagens, vastamente citados nos textos que tratam, de alguma maneira, da história das NTIC: Vannevar Bush eTheodore Nelson. Cada qual, à sua maneira, contribuiu para a criação deste objeto ou modelo que, em algumas décadas, ganhou o espaço de objeto de estudo nos meios acadêmicos e entrou nas casas das pessoas, mesmo que elas não saibam que o “texto” ou o “ambiente” em que os usuários navegam pode ter esse nome... o nome hipertexto teria sido cunhado para batizar um sistema mecânico em que as informações se ligassem por meio de links navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessáveis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chelsea_(Massachusetts)

Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras,
páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que
podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em
uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo
reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode
ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.
(LÉVY, 1993, p. 33)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura


No Brasil, pesquisadores da Comunicação Social fazem descrições do que se quer reconhecer como hipertexto: 1. os blocos de textos 2. ligados por links 3. em meio digital. Essa fórmula sustentaria uma “dinâmica” particular de funcionamento do hipertexto no que diz respeito à organização das informações (escrita) e ao acesso a elas (leitura)” (Mielniczuk e Palácios, 2002, p. 133).

Muitos pesquisadores defendem uma diferença fundamental entre texto e hipertexto, sob o critério da linearidade. Outro critério é, e de forma fundamental, dada pelo meio em que esses blocos de texto interligados existem, ambiente digital ou não. Ao contrário do texto em papel, o texto em tela não é guardado de forma física, a não ser que seja impresso. Enquanto é documento digital... está onde o leitor estiver...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online

Bem, segundo os autores citados e ao meu entendimento é que hipertexto é um sistema interligados por vários mecanismos, onde é possível navegar de forma sistemática, com acesso a várias informações disponíveis sobre uma imensidão de assuntos de forma organizada. Uma das grandes vantagens dos hipertextos é estar disponíveis a um clic do internauta, que poderá beneficiar-se das informações nele contidas sem ser necessário deslocar-se a outro local , no caso as bibliotecas, e adquirir as informações necessárias de uma forma rápida e prática.

http://cleidevacaro40.blogspot.com/

Atividade 2.2 A Percepções ao Navegar por hipertextos

Ao navegar pela pagina da wikipedia e poder explorar os diversos links disponiveis foi bastante interessante e produtivo, foi possivel brincar com os links disponiveis visualizando os mais diversos textos, imagens e recursos disponiveis ao alcance de um clic. Gostei pois além de ter os textos com todas as informações disponiveis, também tem a experiencia de navegar, de buscar, o que achei bem agradável e dinamico, errei várias vezes ou não consegui voltar onde pretendia, tendo de começar tudo novamente, mas após várias tentativas acredito estar melhor familiarizada com o sistema e pretendo colocá-lo em prática outras vezes pois tenho certeza de que será muito útil para a minha prática de educadora. Segundo informações (Burke e Chartier) qua as primeiras manifestações referentes aos hipertextos ocorreram nos séculos XVI e XVII através de manuscritos, o que leva a ver como nesses séculos as idéias de organização já estavam avançadas e hoje com a disponibilidade da internet esses recursos estão disponiveis a todos nós, basta sabermos utilizá-los. Como pude constarar um hipertexto proporciona os navegantes maior velocidade e precisão devido a disponibilidade e acessibilidade de várias informações contidas, tornando a pesquisa ou estudo mais dinamico, bastante interessante também é o fato do conteudo estrar disponivel em diversas linguas.
Acredito que ao disponibilizando de tal recursos para se trabalhar com os alunos será de grande valia já que proporciona a pesquisa e consequentemente isso proporcionará a construção do conhecimento tanto individual quanto coletiva, sendo assim a assimilação dos conhecimentos mais douradoura e significativa. Portanto vejo que precisamos como educadores estarmos inteirados e sabermos utilizar tais recursos a nosso favor.

ATIVIDADE 2.1 NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO

Atividade 2.1
Muito interessante poder navegar livremente, explorar os links disponíveis e visualizar toda a riqueza que está à disposição dos internautas, a internet sem duvida é algo muito importante para a humanidade, basta sabermos usá-la a nosso favor. O professor tem esses recursos a seu favor e se souber trabalhar com hipertexto, poderá organizar-se melhor. O hipertexto leva o usuário a participar ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Segundo LEVY um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões, portanto navegar em um hipertexto pode ser tanto complicado como possível, basta estarmos aptos a tal função.

UNIDADE 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMIDIA

ATIVIDADE 1.8 RESULTADO DOS PROJETOS

ATIVIDADE 1-7 EXPERIENCIA DE PROJETO

EXPERIÊNCIA DE PROJETO


TEMA: PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

CONTEÚDOS CURRICULARES: LINGUA PORTUGUESA

NÚMERO DE ALUNOS: 380 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORES PARTICIPANTES: 18 PROFESSORES QUE ATUAM EM TODAS AS ÁREAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TECNOLOGIAS E MIDIAS UTILIZADAS: DATA SHOW, TELÃO, CPU, INTERNETE, MICROFONE, CAIXA ACÚSTICA, ETC.

DURAÇÃO: UM ANO LETIVO

ATITUDES DOS ALUNOS: MAIOR INTERESSE NO ATO DE LER

ANÁLISE: O projeto de Incentivo a Leitura realizado na Escola Bandeirantes no ano letivo de 2008, tem como objetivo despertar no aluno o gosto pela a leitura e resgatar o hábito de ler que nos dias atuais já não é tão visível. O Projeto foi desenvolvido de uma forma bastante dinâmica, envolvendo todos os professores que atuam no nível fundamental do 6º ao 9º ano. Sendo realizado bimestralmente evento para a divulgação das ações desenvolvidas, como teatro, poesia, confecção de livros, histórias em quadrinhos, jornais, paródias, rimas e outros e também é premiado o aluno que ler o maior número de livros oferecidos na biblioteca da escola, chamado de Leitor Destaque. Para a realização dos eventos é utilizado diversos recursos tecnológicos como internet e o computador para a pesquisa dos trabalhos, data show e telão para expor os trabalhos, microfone e caixa acústica para apresentação etc.

É possível observar o maior interesse entre os alunos e até entre os educadores pelo ato de ler e com isso conseqüentemente o nível de aprendizagem tem melhorado.

Os recursos tecnológicos utilizados têm servido para enriquecer as ações realizadas.

ATIVIDADE 1_6 USO DOS RECURSOS TECNOLOGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

VIDEO “Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica”
Relfexão
Pelas informações do vídeo os recursos tecnológicos trazem uma idéia de rede, desde os trabalhos em sala, a formação dos professores e o contato diários com sites tipos Orkut e outros. O computador é uma revolução que interferiu em nossas vidas e na educação. Porém temos que ter cuidado com os conhecimentos que vem de fora, saber distinguir o que é bom e o que é ruim.

Nessa rede o papel do professor é como mediador e a do aluno é como autor do processo, pois quando o sujeito fala ele fixa a aprendizagem, mas quando ele faz fixa ainda mais. Nesse processo a aprendizagem é coletiva, participativa, colaborativa não há ponto fixo, a aprendizagem se dá pela troca pelo movimento,onde todos possam ter a oportunidade de interagir.

Segundo as informações do vídeo o maior desafio é conseguir que o professor estude coletivamente, que haja tempo de fazer isso no espaço escolar em conjunto com seus colegas.

ATIVIDADE 1.5 FICHAMENTO

FICHAMENTO


-NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor

-ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS: geografia; meio ambiente, reaproveitamento dos recursos naturais.

Ao analisar a aula do professor NILTON GOULART DE SOUSA com o tema conservando o meio ambiente, desenvolvido para as séries iniciais do ensino fundamental, componente curricular geografia, foi possível constarar que o professor preocupou-se em atender vários espectos do tema, iniciando pelo conhecimento prévio do aluno, partindo da realidade em que está inserido para então aprofundar mais os conhecimentos.

O professor preocupou-se também em desenvolver a consciência cidadã dos alunos, quando trabalha a questão da exploração consciente do ambiente, evitando desperdícios e também incentivando o reaproveitamento dos produtos.

Bastante dinâmica a aula do professor que utiliza vídeos enviados pelo MEC da série “De onde Vem”, que já utilizei e acho bastante interessante para as séries iniciais. O professor sugere materiais concretos como quebra-cabeças.

Achei a aula bastante interessante, com diversos recursos onde as crianças irão aprender de forma lúdica, essencial para a melhor assimilação dos conteúdos nessa faixa etária. Uma observação que quero deixar registrada é em relação o tempo estipulado para a aula: 50 minutos, o que considero insuficiente já que o tema é bastante abrangente é que poderá ser explorado em mais algumas aulas.

ATIVIDADE 1.4 TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA

ATIVIDADE 1.3 REFLEXÃO VIDEO LADISLAU

Ao assistir ao vídeo do professor Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia, refletindo sobre suas palavras penso que a escola de hoje ainda está muito presa aos moldes tradicionais da educação, mais preocupada em transmitir conteúdos prontos, em seguir a risca livros didáticos que já não atende as expectativas dos educandos e deixa de organizar-se para atender a demanda atual, seus anseios, suas realidades. Temos alunos que são habituados a utilizar computadores e as suas ferramentas, inclusive a internet, enquanto que ainda temos educadores que não sabem tão pouco ligar um computador, que vê o computador como algo complicado, que não foi feito pra ele. Grande engano, hoje todos devemos estar aptos a utilizá-lo, conhecer seus recursos, tanto para o pessoal, mas principalmente para o profissional, afinal utilizado na forma correta é um grande aliado na prática docente.

ATIVIDADE 1.2 REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIAS

REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS
Nos dias atuais as tecnologias estão presentes em praticamente em tudo, porém o que me questiono e percebo como educadora é que um dos pontos que tem ficado para trás é o hábito de ler livros, são poucos os alunos que tem o hábito de ler e mesmo quando feito através de atividade dirigida pelo professor há resistências. Outro ponto que vejo como negativo é a utilização de palavras abreviadas, como são usadas no Orkut ou MSN, sinto que tal hábito deixa os estudantes preguiçosos e já presenciei que levam tal escrita para a sala de aula devido já estarem habituados, ai me perguntam e no vestibular ou em um concurso será que tal escrita não irá prejudicá-los? Outros instrumentos como celulares, walkemem, MP 4 , vídeo gemes e outros também acabam desviando a atenção dos estudantes para algo não tão instrutivo e isso com certeza deixará deficiências na formação dos mesmos.

ATIVIDADE 1.1 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

"Quem Sou como professor e aprendiz"


Sou como professora alguém com anseios e dúvidas. Vejo que a cada ano que passa os alunos apresentam comportamentos e atitudes diferenciadas, que chegam a causar-me temores, levando-me a refletir se estou acompanhando essa evolução. Se estou atendendo os anseios da clientela.
Por diversas vezes me questiono, será que a escola e o professor estão atendendo as expectativas dos alunos? Será que a escola de hoje não está preza aos moldes das concepções anteriores? Mais preocupada em transmitir conteúdos prontos do quê levar o aluno a pensar, refletir, sugerir? Será que há educadores que realmente consideram a opinião de seus alunos ou simplesmente deixam eles expor suas opiniões e não as levam em consideração, num faz de conta? Bem, na verdade sei que há professores que pecam neste sentido, fato que com certeza devemos repensar e reavaliar nossa prática.
Eu como educadora aprendo bastante com meus alunos, ouvindo sempre o que eles tem a acrescentar de novo e o que esperam do mundo, da escola e de mim como educador. Procuro interagir com eles como formar de crescimento pessoal e profissional, buscando respeitar suas idéias e interesses, porém tomando o cuidado de não fugir das metas e objetivos propostos.
Um dos pontos bastante visíveis na clientela atual são problemas decorrentes da reestrutura familiar, o que acarreta em problemas emocionais, de comportamento e interferem na aprendizagem dos mesmos. E a escola nem sempre está preparada ou estruturada para resolver estes problemas e desta forma nem sempre o educando recebe a assistência que precisa.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

UNIDADE 1- TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

ESTE CURSO TEM A DURAÇÃO DE 100 HORAS E ESTA DIVIDIDO EM QUATRO UNIDADES.

CURSO EPROINFO

ESTAMOS NESTA TAREFA DE FAZERMOS O CURSO DO EPROINFO, QUE ESTÁ SENDO BEM LEGAL.